Ativistas sul-coreanos lançam propaganda ao Norte em pleno momento de tensão

  • Por Agencia EFE
  • 14/08/2015 09h38

Seul, 14 ago (EFE).- Ativistas sul-coreanos lançaram nesta sexta-feira rumo à Coreia do Norte balões com 60.000 panfletos contra o regime de Kim Jong-un, apesar de este ter ameaçado com represálias, em um momento de especial tensão entre as duas Coreias.

Aproveitando o vento em direção norte, o grupo Lutadores por uma Coreia do Norte Livre, liderado pelo ativista e desertor norte-coreano Park Sang-hak, realizou a ação na cidade de Paju, na parte oeste da fronteira com o país vizinho, informou a emissora sul-coreana “YTN”.

Os ativistas mudaram a localização do lançamento de balões no último momento para evitar que a polícia sul-coreana lhes impedisse, segundo declarou o próprio Park à imprensa local.

A ação aconteceu apesar de a Coreia do Norte ter ameaçado na quinta-feira abrir fogo contra os ativistas por considerar o lançamento de balões “uma declaração de guerra”, segundo seu site de propaganda “Uriminzokkiri”.

A campanha de panfletos foi uma fonte constante de conflito entre as duas Coreias, e em 10 de outubro do ano passado provocou uma troca de disparos entre os exércitos que não gerou maiores danos.

A tensão entre Norte e Sul se elevou desde que, no último dia 4, dois soldados sul-coreanos ficaram gravemente feridos na explosão de três minas nos arredores da fronteira norte-coreana.

Seul concluiu que as minas foram colocadas por soldados do Norte que, sem serem vistos, teriam penetrado 440 metros em território sul-coreano entre os dias 26 de julho e 1º de agosto.

A Coreia do Norte por enquanto não se pronunciou em seus meios estatais para confirmar ou desmentir seu envolvimento.

Por sua parte, a Coreia do Sul emitiu uma ordem de alerta máximo na região e mantém preparada sua artilharia perante a possibilidade de novas agressões.

Além disso, retomou a chamada “guerra psicológica” ao reativar pela primeira vez em mais de uma década os alto-falantes na fronteira que enviam mensagens contra o regime dos Kim.

Norte e Sul permanecem tecnicamente confrontados desde a Guerra da Coreia (1950-53), que terminou com um armistício, nunca substituído por um tratado de paz definitivo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.