Ato de índios por demarcação de terra acaba em confronto em Brasília

  • Por Jovem Pan
  • 25/04/2017 17h52
DF - MANIFESTAÇÃO/ÍNDIOS/BRASÍLIA - POLÍTICA - A Polícia Legislativa usou bombas de gás para dispersar uma manifestação de índios em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, nesta terça-feira, 25. O grupo está na capital federal para protestar contra o governo do presidente Michel Temer e reivindicar o avanço na demarcação de terras indígenas. Por volta das 15h30, os índios desceram correndo o gramado em frente ao Congresso e foram impedidos por policiais da Tropa de Choque de acessar a entrada que dá acesso à Câmara e ao Senado. Mais numerosos, porém, eles conseguiram furar o bloqueio e começaram a pular dentro do espelho-d'água. Caixões de papel foram jogados no gramado e no espelho-d'água. 25/04/2017 - Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO Manifestação de índios por demarcação de terra tem confronto com policiais - AE

Índios que estavam acampados em Brasília fecharam a Esplanada dos Ministérios e entraram em confronto com a polícia em uma marcha até o Congresso Nacional. Os indígenas se manifestavam por “mais respeito à natureza e à demarcação de terras”.

No confronto com a Tropa de Choque, os índios atiraram flechas enquanto a PM respondeu com bombas de gás, balas de borracha e spray de pimenta. Segundo as informações da Polícia Militar, cerca de 2 mil indígenas participaram do protesto. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), responsáveis pelo ato, falam em 3,4 mil.

Em um determinado momento da manifestação, ambos os sentidos da Esplanada ficaram interditados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.