Atual primeiro-ministro será próximo presidente da Namíbia

  • Por Agencia EFE
  • 01/12/2014 18h10

Johanesburgo, 1 dez (EFE).- O candidato do partido governamental SWAPO e primeiro-ministro em fim de mandato da Namíbia, Hage Geingob, será o próximo presidente do país após ter obtido mais de 86% dos votos, anunciou nesta segunda-feira a Comissão Eleitoral.

As eleições, realizadas na sexta-feira passada, confirmaram a crescente hegemonia do SWAPO, que regeu o destino do país desde sua independência em 1990.

O SWAPO (antigo movimento de libertação e acrônimo inglês de Organização Popular do Sudoeste da África) venceu também as eleições legislativas realizadas no mesmo dia, com 80% dos votos, e ocupará 77 das 96 cadeiras do novo parlamento, segundo informou a televisão pública sul-africana “SABC”.

O partido governista melhora de forma substancial seus resultados nas eleições presidenciais e legislativas de cinco anos atrás, quando ganhou com mais de 70% dos votos.

O segundo partido com mais deputados foi a conservadora Aliança Democrática (DTA), que surpreendeu ao passar de duas para cinco cadeiras, seguida pelo Movimento para a Democracia e o Progresso (RDP), que conseguiu três vagas.

O presidente em fim de mandato, Hifikipunye Pohamba, qualificou o processo eleitoral de “moderno” e “crível”, e o considerou uma prova de que a democracia “está viva” na Namíbia.

A jornada eleitoral transcorreu sem incidentes maiores naquela que é considerada uma das democracias mais estáveis da África, apesar dos atrasos provocados pelo sistema eletrônico utilizado no pleito.

Pela primeira vez na história, um país africano prescindiu das cédulas e votou por meio de um dispositivo totalmente eletrônico. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.