Atualização de software causou problema técnico na Bolsa de Nova York

  • Por Agencia EFE
  • 09/07/2015 16h45

Nova York, 9 jul (EFE).- A Bolsa de Nova York confirmou nesta quinta-feira que os problemas técnicos que teve ontem e motivaram a suspensão das operações do pregão se deveram a uma atualização de um programa de computador.

Durante mais de três horas e meia, as negociações a viva voz na sede da Bolsa de Nova York (NYSE) ficaram interrompidas e só foram retomadas 50 minutos antes do fechamento, o que permitiu a atualização dos preços depois da prolongada suspensão.

O problema não afetou outras plataformas alternativas, as operações eletrônicas nem a Nasdaq. Segundo cálculos do mercado, as operações afetadas representam 20% do total das transações das bolsas de valores dos Estados Unidos.

Embora os diretores da NYSE não tenham dado detalhes sobre o problema técnico, hoje divulgaram um comunicado que confirma comentários anteriores de operadores que apontavam como motivo um conflito na atualização de um software.

Esse programa começou a ser instalado na terça-feira à noite em uma das unidades de ordens de registro de compras e vendas de ações, mas na manhã seguinte houve problemas de comunicação entre as portas de link de determinados clientes e essa unidade.

Na nota, elas reconheceram que essas portas “não estavam carregadas com a adequada configuração compatível com a nova atualização”.

No entanto, surgiram problemas de comunicação adicionais entre as portas e as unidades de registro de ordens de operações, por isso primeiro houve uma advertência alertando sobre estes problemas, e meia hora depois decidiu-se pela suspensão.

As equipes técnicas começaram a revisar o erro e utilizaram sistemas de apoio que ficam no centro de dados localizado na cidade de Mahwah, no estado vizinho de Nova Jersey.

O mercado opera hoje sem contratempos. Não é a primeira vez que a NYSE sofre um problema parecido, mas a suspensão é a mais prolongada em mais de 30 anos, segundo os registros do jornal “The Wall Street Journal”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.