Auditoria de votos no Afeganistão começa sem observadores estrangeiros

  • Por Agencia EFE
  • 17/07/2014 09h03

Cabul, 17 jul (EFE).- A Comissão Eleitoral do Afeganistão (IEC, na sigla em inglês) começou nesta quinta-feira a auditoria dos 8,1 milhões de votos da segunda rodada da eleições presidenciais, embora ainda não tenha chegado a Cabul os cem observadores internacionais previsto.

O presidente da IEC, Ahmad Yousef Nuristani, disse em entrevista coletiva em Cabul que se espera que os observadores estrangeiros, organizados em 30 equipes para analisar os votos, estejam na capital afegã na próxima semana.

Os representantes dos dois candidatos, Abdullah Abdullah e Ashraf Gani, e da Comissão de Queixas Eleitorais (ECC, em inglês) também participarão do processo, que “durará três ou quatro semanas”, assegurou Nuristani.

Este processo será realizado por cem equipes de auditores, que trabalharão em dois turnos, sete dias por semana.

“Espero que os candidatos aceitem o resultado desta vez depois da auditoria”, após a qual haverá um período de 24 horas para apresentar reivindicações e outro posterior de 48 para resolvê-las, afirmou o presidente.

A análise dos votos começará pelos emitidos em Cabul neste segundo turno, cujas votações aconteceram em 14 junho.

Espera-se que a transferência de urnas das províncias para Cabul conclua em 24 de julho, com a proteção das Forças Armadas afegãs e das tropas da Otan no país asiático (Isaf). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.