Aumenta a utilização do celular para transações bancárias

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2016 13h28
Celular

 Em 2010, o Itaú registrou 38% das suas operações financeiras na Internet. Já em 2016, as transações na rede mundial e nos telefones móveis chegaram a 71%.

O diretor de Tecnologia, Ricardo Guerra, ressalta que o celular deve assumir, até o final do ano, 19% das movimentações bancárias: “Raramente a gente vê esta velocidade de mudança de comportamento no consumo. Os consumidores da indústria financeira, que no caso do Itaú, acessavam o banco através da internet mobile, 5 ou 6 anos atrás, correspondiam a 1/3, para passar para 2/3 praticamente, é uma mudança de comportamento extremamente agressiva, que a gente precisa entender e prestar serviço com base nessa nova realidade”.

O presidente da rede, Fernando Chagas, destaca o investimento nas estratégias digitais: “Porque a gente acredita muito que essas soluções de marketing digital que hoje basicamente estão concentradas no mercado de e-commerce, que é o universo de consumo digital. Nós cada vez mais acreditamos que eles vão estar presentes dentro dos aplicativos das pessoas e também dentro dos pontos de venda. Acreditamos tanto na solução de e-commerce como inapp e instore, que é o termo utilizado quando uma solução funciona tanto no ambiente de e-commerce, como no ambiente de aplicativo e no ambiente físico propriamente dito”.

O mercado financeiro terá concorrência acirrada no seu planejamento. As Fintechs, empresas de tecnologia focadas no setor, crescem no mesmo ambiente e vão pressionar as margens dos bancos.

Reportagem: Marcelo Mattos