Aumentam naufrágios de embarcações com imigrantes perto do litoral da Líbia
Genebra, 12 mai (EFE).- Os naufrágios de embarcações com imigrantes estão aumentando perto do litoral da Líbia, onde as vítimas são resgatadas pela guarda litorânea desse país e devolvidas a território líbio, disse nesta terça-feira a Organização Internacional de Migrações (OIM).
Estes incidentes estão ocorrendo antes que as embarcações cheguem a alto-mar e é urgente o fornecimento de ajuda humanitária nos portos para atender os imigrantes que retornam.
“O número de imigrantes que estão na Líbia disparou pelas condições propícias do mar para realizar a travessia, praticamente em qualquer tipo de bote que possa flutuar, o que resulta por sua vez em um maior número de imigrantes que morrem afogados”, explicou o chefe da missão da OIM neste país, Othman Belbeisi.
Segundo a organização, a Guarda Nacional Litorânea da Líbia tenta salvar todos imigrantes, mas sofre com uma grave falta de recursos e de equipes apropriados.
Estima-se que recentemente foram recuperadas 1,8 mil pessoas após receber distintas chamadas de auxílio.
Muitos retornam à Líbia doentes ou com ferimentos sofridos no naufrágio ou durante o resgate, mas nos portos não há médicos ou ajuda essencial para atendê-los, carência que a OIM está tentando atenuar com a provisão de artigos de primeira necessidade.
Estes são distribuídos através de organizações locais devido ao fato da insegurança provocada pelo conflito interno na Líbia limita por enquanto o movimento dos empregados da OIM à capital, Trípoli. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.