Aumento da expectativa de vida reduz valor de aposentadorias
O aumento da expectativa de vida reduz valor de aposentadorias e coloca em cheque o uso do fator previdenciário para o cálculo do benefício. De acordo com o IBGE, a idade máxima prevista do brasileiro subiu de 74,6 anos, em 2012, para 74,9 anos, em 2013, elevação de três meses e 25 dias.
Com a alta da expectativa, as novas aposentadorias cairão em média 0,65% para quem se aposentar a partir de agora. O pesquisador do IBGE, Fernando Albuquerque, destacou que cada vez mais os brasileiros chegam próximo dos 80 anos de vida.
*Ouça os detalhes no áudio
O professor de Direito Previdenciário Miguel Horvath Júnior ressaltou que quanto maior a expectativa de vida, o valor da aposentadoria pode cair ainda mais. Ele explicou ao repórter Anderson Costa que o fator previdenciário deveria ser substituído por um novo tipo de cálculo.
O professor explicou que a idade média de aposentadoria no Brasil é de 54 anos e, com o fator previdenciário, a perda no benefício chega a 40%. Segundo o IBGE, a expectativa de vida dos homens segue menor do que a das mulheres: 71,3 anos contra 78,6 anos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.