Aumento de casos de dengue preocupa estado de São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2014 14h50

O aumento dos casos de dengue preocupa em São Paulo, Campinas e outras três cidades paulistas, mas número de infectados cai no restante do estado. Entre janeiro e abril, houve queda na quantidade de casos com 54.423 notificações neste ano contra quase 170 mil no mesmo período de 2013.

Porém, nos municípios de Campinas, Americana, São Paulo, Jaú e Votuporanga, a situação ainda é muito preocupante. Na capital paulista, o número chegou a 4.514 notificações, com aumento de 800 infectados na última semana.

Campinas, no interior do Estado, tem quase 22 mil pessoas com dengue e registra a maior epidemia da doença da história. A coordenadora do Programa de Combate à Dengue da capital, Bronislawa de Castro, destacou que os casos estão concentrados em poucas regiões.

*Ouça os detalhes no áudio

O secretário de Saúde de Campinas afirmou que a tendência é de queda no número de notificações da doença na cidade neste mês. No entanto, Carmino de Souza disse que a temperatura elevada no outono pode fazer com que a redução de casos demore a ocorrer.

O diretor do Departamento de Combate a Vetores da Sucen da Secretaria Estadual de Saúde disse ser comum a dengue se concentrar em poucas cidades. Henrique Alves Gomes revelou a Anderson Costa quais fatores que levaram cinco municípios paulistas a registrarem mais de 60% dos casos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 80% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro das residências. Quatro pessoas já morreram na cidade de São Paulo em decorrência da doença e em Campinas, o número de óbitos chega a seis.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.