Aumento de preços de energia preocupa consumidores de insumo

  • Por Jovem Pan
  • 28/07/2014 07h40

A elevação dos preços da energia preocupa grandes consumidores do insumo e pode dificultar recuperação da produção industrial brasileira em 2015. Contratos de abastecimento de energia para o próximo ano já estão sendo negociados no mercado livre por R$ 400 reais o megawatt/hora.

O preço é três vezes o valor de contratos assinados antes da MP 579, que estabeleceu novas condições para a geração de energia. O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires, critica a ação do governo na área energética e diz que os preços vão continuar subindo.

*Ouça os detalhes no áudio

O uso maior das chamadas usinas termelétricas, por conta da escassez de chuvas, também vem impactando diretamente nos preços. O presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia, Carlos Faria, destaca a Patrick Santos a tendência de reajustes ainda maiores.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, as usinas térmicas deverão continuar em operação em sua quase totalidade até o final do ano. As termelétricas são usadas para garantir o abastecimento de energia quando os reservatórios das usinas hidrelétricas estão baixos.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.