Aumento de repetência após fim de aprovação automática não assusta Haddad
A Prefeitura de São Paulo diz ser natural aumento da repetência de alunos nas escolas municipais após o fim da aprovação automática.
No ano passado, a reprovação dos estudantes mais que dobrou após a Prefeitura ampliar a possibilidade para cinco séries do ensino fundamental.
O índice de alunos que não passou de ano subiu de 2,2% para 5,4% em 2014, sendo que nas quatro últimas séries, se aproximou de 10%.
O prefeito Fernando Haddad salienta que o aumento da repetência já era esperado pela gestão e que a mudança deu mais poder às escolas. (Ouça no áudio acima)
Haddad destacou que a ideia foi evitar a repetência somente durante o processo de alfabetização nas primeiras séries do Ensino Fundamental.
Coordenadora-geral do Movimento Todos Pela Educação, Alejandra Velasco, diz que a medida faz sucesso junto aos pais, mas não resolve a questão.
Para Alejandra Velasco, a autonomia que cabe à escola é a respeito de como será feito o processo de aprendizado, mas não sobre a reprovação ou não.
A capital paulista obteve o trigésimo quinto pior índice de desenvolvimento da educação básica entre as 39 cidades da região metropolitana em 2013.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.