Aumento do imposto de renda é uma possibilidade para redução do déficit, segundo Levy

  • Por Jovem Pan
  • 08/09/2015 18h36
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participou de reunião no Palácio do Planalto, com os governadores do DF, Rodrigo Rollemberg, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckimim (Wilson Dias/Agência Brasil) Wilson Dias/Agência Brasil Ministro da Fazenda Joaquim Levy

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta terça-feira (08) em Paris, que o aumento do imposto de renda é uma possibilidade sendo estudada dentro do Governo como forma de reequilibrar as contas.

Segundo Levy, o aumento de imposto de renda “pode ser um caminho, é essa a discussão que a gente está tendo agora e que acho que temos que amadurecer mais rapidamente no Congresso”. A fala deu-se em entrevista coletiva após uma reunião na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Ao explicar o aumento para jornalistas, Levy comparou o Brasil aos países da OCDE. “Em relação aos países da OCDE, a gente tem menos impostos sobre a renda, sobre a pessoa física do que na maior parte dos países da OCDE. É uma coisa a se pensar”, afirmou.

O ministro não descartou ainda que a elevação de impostos atinja grandes rendas, mas relembrou que, no passado, já se tentou tributá-las sem “êxito”. Ele afirmou que o Governo enviou ao Congresso um projeto de Orçamento de 2016 com déficit para obter uma “transação mais estável”.

Levy voltou a defender o ajuste fiscal como uma de suas prioridades para a retomada do crescimento. “Se você não tem equilíbrio fiscal, daqui a pouco vai ter inflação e qualquer trabalhador, dona de casa, sindicalista sabe que a inflação é a maior inimiga do poder de compra”, disse.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.