Austrália detém dois adolescentes que pretendiam se unir ao EI

  • Por Agencia EFE
  • 08/03/2015 04h51

Sydney (Austrália), 8 mar (EFE).- As autoridades australianas detiveram no aeroporto dois adolescentes que pretendiam ir para o Oriente Médio para se unir às fileiras do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), publicou neste domingo a imprensa local.

Os adolescentes, dois irmãos de 16 e 17 anos, foram paradosna sexta-feira depois de serem considerados suspeitos pelos oficiais de alfândega no aeroporto de Sydney, disse hoje Peter Dutton, ministro australiano de Imigração.

“São crianças, não assassinos. Não podemos permitir que viajem para um país estrangeiro para lutar e depois retornem com pensamentos radicais”, disse Dutton, segundo o canal “ABC”.

O ministro assinalou que os familiares dos adolescentes ficaram “surpresos” ao conhecerem os planos deles.

“Em muitos casos, gente jovem que vai combater em lugares como a Síria são mortos para tragédia de suas famílias, comunidades e países”, disse o representante do Executivo australiano.

As autoridades australianas acreditam que 110 australianos saíram do país para participarem da luta no Iraque e Síria nas fileiras jihadistas, e 20 deles teriam morrido em combate, enquanto outros 400 são vigiados estreitamente pelas forças de segurança australianas.

“Sabemos que há outras pessoas que poderiam ficar tentadas a fazer coisas tontas, como estes dois adolescentes”, declarou o primeiro- ministro, Tony Abbott. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.