Austrália diz que esperanças de encontrar avião no Índico aumentaram

  • Por Agencia EFE
  • 23/03/2014 02h03

Sydney (Austrália), 23 mar (EFE).- O primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, país que coordena as buscas no oceano Índico do avião malaio desaparecido desde 8 de março com 239 pessoas, disse neste domingo haver “esperanças crescentes” de a aeronave ser encontrada.

Abbott disse em Papua Nova Guiné que “surgiram eventos significativos” nas últimas 24 horas, em referência ao anúncio de que satélites chineses detectaram objetos, um deles de cerca de 22 metros, a 120 quilômetros a sudoeste do ponto onde foram captados os primeiros sinais.

No último dia 16 Abbott anunciou que foram encontrados dois objetos, a 2.500 quilômetros ao sul de Perth (cidade do litoral australiano), que podem ser do avião, o que motivou a intensificação da busca, liderada pela Autoridade Australiana de Segurança Marítima (AMSA), naquele trecho.

E ontem um dos aviões civis que participa do trabalho viu uma série de objetos pequenos dentro do raio, dentre eles um andaime de madeira, acrescentou.

“Evidentemente antes de dar detalhes precisamos recuperar este material porque ainda é cedo demais para fazer um comentário definitivo”, explicou.

Hoje mais dois aviões chineses e dois japoneses se unirão à busca na área, de 36 mil quilômetros quadrados, em que já ajudam Nova Zelândia e Estados Unidos.

O avião Boeing 777-200 da Malaysia Airlines partiu de Kuala Lumpur rumo a Pequim na madrugada do dia 8 e desapareceu do radar cerca de 40 minutos depois da decolagem. A única informação confirmada até agora é que a aeronave mudou de rumo e voou por cerca de quatro horas, podendo ter chegado à Península de Malaca.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.