Austrália pedirá à Turquia para reforçar suas fronteiras contra o EI
Sydney (Austrália), 20 abr (EFE).- O primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, disse nesta segunda-feira que pedirá às autoridades da Turquia que reforcem suas fronteiras com Síria e Iraque para prevenir o recrutamento de milicianos por parte do Estado Islâmico (EI).
Abbott, que viajará esta semana à Turquia para participar dos atos de comemoração do centenário da batalha de Galipoli, fará o pedido na quarta-feira durante uma reunião com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Cerca de 110 australianos se uniram ao EI, dos quais 20 teriam morrido em combate na Síria e no Iraque, aonde chegam através da Turquia, segundo o primeiro-ministro australiano durante uma breve visita na Nova Zelândia.
“Falarei com os líderes turcos sobre o quê pode ser feito para melhorar o controle dessa fronteira. Queremos assegurar que gente que não tem nenhum motivo para ir lá seja impedida”, disse Abbott, segundo o canal neozelandês “TV3”.
“É absolutamente vital na medida em que seja humanamente possível prevenir que australianos ingênuos e impressionáveis vão a lugares onde facilmente podem ser mortos ou se envolverem em algo que não interessa a ninguém”, acrescentou. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.