Áustria anuncia mais controles e penas mais duras para traficantes de pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 31/08/2015 07h18

Viena, 31 ago (EFE).- A ministra do Interior da Áustria, Johanna Mikl-Leitner, anunciou hoje que as penas de prisão nos casos de tráfico de pessoas ser endurecidas, de forma imediata, e se reforçarão os controles para detectar veículos suspeitos.

“As grupos de traficantes se comportam cada vez com menos escrúpulos e, por isso, devemos reforçar os controles”, declarou Mikl-Leitner em entrevista coletiva.

“Queremos por um lado salvar vidas e, pelo outro, combater o tráfico de pessoas de forma mais contundente”, acrescentou a ministra.

A responsável austríaca deixou claro que não seriam controles de fronteira, mas medidas policiais reforçadas nas regiões fronteiriças sobre aqueles veículos suscetíveis de transferir grupos de refugiados.

“Não são controles fronteiriços no sentido clássico, mas reforçar medidas de segurança, o que significa que mantemos todos os compromissos da zona Schengen”, explicou Mikl-Leitner.

A ministra também antecipou que “trabalhamos em uma mudança legal para aumentar as penas contra as organizações de tráfico de seres humanos”, embora não tenha dado mais detalhes sobre isso.

As novas medidas foram tomadas depois que na quinta-feira foram achadas 71 pessoas mortas em um caminhão frigorífico no leste da Áustria, e no sábado uma caminhonete foi parada com 26 refugiados, entre eles três crianças em estado grave de desidratação.

“Na quinta-feira passada pudemos ver que estas máfias de tráfico de pessoas não têm escrúpulos”, destacou Mikl-Leitner.

A Polícia austríaca contará para lutar contra o tráfico de pessoas com 1.350 agentes e vários helicópteros que ajudarão na detecção de veículos suspeitos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.