Áustria e Eslovênia seguem com problemas pelas massas de neve

  • Por Agencia EFE
  • 03/02/2014 11h08

Viena, 3 fev (EFE).- As regiões alpinas do sul e do oeste da Áustria continuam nesta segunda-feira com sérios problemas pelas massas de neve e de gelo nas estradas, assim como a vizinha Eslovênia, informam hoje os jornais locais.

Nas regiões austríacas de Tirol, Caríntia e Estíria as autoridades locais fizeram hoje uma advertência aos moradores sobre o gelo, informa a rádio pública “ORF”.

Devido à perigosa situação, tanto para veículos como para pedestres, se recomenda à cidadania sair de suas casas só no caso de necessidade absoluta.

A chuva, seguida por temperaturas abaixo de zero, congelou várias estradas e da Áustria e causou vários acidentes de trânsito, também nas redondezas de Viena, onde neva menos, mas há muito gelo.

Várias estações de esqui do sudoeste da Áustria ficaram incomunicáveis hoje pelas massas de neve, o que coincide com o início das férias de inverno na parte leste da Áustria, na Hungria e no sul da Alemanha.

Enquanto isso, no Tirol, as autoridades elevaram o perigo de avalanches ao nível 3 devido às massas de neve que caíram nos últimos nessa região.

Na vizinha Eslovênia, a situação também continua dramática, com cerca de 250 mil pessoas, mais de 10% da população total, sem eletricidade desde ontem.

Áustria enviou ao país vizinho vários geradores de emergência para atenuar os efeitos do corte massivo de luz.

Pela neve e pelo gelo nas estradas, a agência do Meio Ambiente da Eslovênia (ARSO) declarou no domingo o estado de alerta máximo.

Dois terços das escolas no país, assim como a maioria dos jardins-de-infância e muitas outras instituições, estão fechados devido a bloqueios de trânsito, da neve alta e o perigo das árvores que caem.

A grossa camada de gelo que cobre as árvores e as derruba fez grandes estragos nas florestas. Na cidade de Postojna não restou uma árvore, afirma a imprensa local. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.