Áustria proíbe números e letras nazistas e do EI em matrículas de automóveis
Viena, 23 jul (EFE).- A letra S dobrada (SS), a combinação IS e os números 18 e 88 não poderão, a partir desta quinta-feira, ser concebidos para matrículas de automóveis por desejos expresso do proprietário, perante a possibilidade de que sejam vistos como códigos nazistas ou jihadista do Estado Islâmico (EI).
Assim determina um decreto emitido nesta quinta-feira pelo ministro austríaco de Transporte, Alois Stöger, em relação à legislação vigente para veículos, que permite aos proprietários de automóveis escolher uma combinação específica de letras e números para as matrículas.
“Em nossa sociedade não há lugar para ideários políticos de (extrema) direita. Nesta questão não existem supostas pequenices”, disse Stöger em comunicado.
A nova lista de “códigos proibidos” (até agora só estavam vetadas combinações “ridículas ou ofensivas”) inclui, entre outros, o número 18 por ser considerado o código de Adolf Hitler (1 pela A como primeira letra do alfabeto, e 8 pelo H, como oitava letra), assim como 88, que seria código do saudação “Heil Hitler”.
Também não será possível optar por NSDAP ou SS (siglas das tropas de Hitler), ou por IS ou ÍSIS (sigla em inglês do EI).
Esta lista foi elaborada pelo Comitê Mauthausen da Áustria, que seguirá encarregado de atualizá-la. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.