Autoproclamado governador de Donetsk tem prisão preventiva decretada

  • Por Agencia EFE
  • 07/03/2014 15h04
  • BlueSky

Kiev, 7 mar (EFE).- O tribunal Shevchenkovski de Kiev ordenou nesta sexta-feira dois meses de prisão preventiva para o autoproclamado governador da região de Donetsk, Pavel Gubarev, detido ontem pelos serviços secretos da Ucrânia após ser acusado de pedir a derrocada da ordem constitucional.

Gubarev foi detido pelo Serviço de Segurança da Ucrânia, que o incrimina, além disso, de um delito contra a integridade territorial e de inviolabilidade da Ucrânia, e também da tomada de edifícios oficiais, segundo meios de comunicação locais.

As forças da ordem ucranianas desalojaram ontem a sede do Governo regional de Donetsk, tomada por manifestantes pró Rússia liderados por Gubarev.

Nos últimos dias, milhares de manifestantes pró-Rússia protestaram contra a nomeação no domingo passado do novo governador de Donetsk, Sergei Tarut.

Donetsk e outras cidades que falam russo no leste e sul da Ucrânia foram palco de grandes manifestações tanto contra a intervenção russa na Crimeia como contra as novas autoridades do país. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.