Autor de ataque no trem Amsterdã-Paris é transferido para capital francesa
Paris, 22 ago (EFE).- O homem que ontem feriu gravemente dois militares americanos que conseguiram rendê-lo ao vê-lo portando uma arma em um trem que fazia a rota entre Amsterdã e Paris foi transferido neste sábado à sede da Subdireção Antiterrorista da Polícia nos arredores da capital francesa.
A emissora “BFM TV” informou que os agentes antiterroristas estão verificando se a identidade deste homem – que não levava documentação – é a que ele deu quando foi detido na estação de Arras, para onde foi desviado o trem.
Segundo a “BFM TV”, ele disse chamar-se Ayoub, ser marroquino e ter 26 anos. Essa identidade corresponde com a de um homem que consta na ficha dos serviços secretos franceses por possível vinculação com grupos terroristas.
Esta ficha foi elaborada, segundo o canal, porque a Espanha, onde residiu o suspeito entre 2013 e 2014, tinha informado à França do acompanhamento do qual tinha sido alvo, em particular por ser assíduo frequentador de uma mesquita considerada fundamentalista.
Segundo os primeiros elementos da investigação, o atirador subiu ao trem de alta velocidade em Bruxelas carregado com bolsas nas quais tinha duas armas automáticas (um fuzil kalashnikov e uma pistola), nove carregadores e várias armas brancas.
Poucos minutos depois, militares americanos que estavam de licença o abordaram ao comprovar suas intenções criminosas.
Os militares conseguiram rendê-lo, mas um deles recebeu um tiro no peito e está em estado muito grave. O segundo, também em situação delicada, sofreu cortes de arma branca. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.