Autor de atentado teve relação com salafistas e foi vigiado por 2 anos

  • Por EFE
  • 26/06/2015 09h40

Dupla tentou explosir fábrica de materiais químicos

REUTERS/Emmanuel Foudrot Policiais bloqueiam o acesso para a área industrial de Saint-Quentin-Fallavier

O suposto autor do atentado nesta sexta-feira em uma fábrica em um complexo industrial perto de Lyon foi vinculado a movimentos salafistas e vigiado pelos serviços de inteligência de 2006 a 2008.

No entanto, o homem, identificado como Yassine Salhi, de 35 anos e original de Saint-Priest, na periferia de Lyon, não tinha antecedentes criminais, informou o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve.

Os serviços de inteligência abriram uma ficha do suposto terrorista em 2006 por radicalização, embora esta não tenha sido renovada em 2008, explicou o ministro.

Nesse tempo, o suspeito teve vínculo com movimentos salafistas, mas “não foi identificado que participasse de atividades de caráter terrorista”, disse.

Um bombeiro deteve o autor do atentado, no qual morreu pelo menos uma pessoa decapitada e outras duas ficaram feridas, informou o ministro, que manifestou seu agradecimento ao bombeiro por atuar com “muita coragem e sangue frio”.

Cazeneuve, que disse que se trata de um crime “de caráter terrorista”, e afirmou que ordenou que os possíveis cúmplices sejam identificados e detidos para conhecer se havia mais pessoas envolvidas no atentado.

No local, foram encontradas bandeiras supostamente do Estado Islâmico, “que serão alvo de uma análise e cujo texto não foi ainda traduzido”, acrescentou o ministro, que se deslocou a Saint-Quentin-Fallavier para coordenar o trabalho policial.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.