Autor de foto de Santiago diz que sente “grande respeito” por cinegrafista

  • Por Agencia EFE
  • 06/02/2015 12h30

Rio de Janeiro, 6 fev (EFE).- O fotógrafo brasileiro Domingos Peixoto, que ganhou nesta sexta-feira o Prêmio Internacional Rei da Espanha por uma série de três fotos que retratam o momento em que um rojão atinge o cinegrafista Santiago Andrade durante um protesto, disse que sente um “grande respeito” pelo colega de profissão, morto no ano passado.

Em 6 de fevereito de 2014, Santiago foi atingido por um rojão durante um protesto no Rio de Janeiro e morreu três dias depois por causa dos ferimentos.

A série de três fotografias foi publicada no jornal “O Globo” com o título “Crime à liberdade de imprensa”.

Domingos afirmou que foi uma “grande honra” receber o prêmio, mas frisou o “grande respeito” que sente pelo cinegrafista morto.

“Sou uma pessoa muito festeira, tudo o que ganho comemoro. Mas este prêmio será diferente, comemoro com muito respeito”, disse Domingos para a Agência Efe.

O fotógrafo lembrou que no dia do protesto já tinha terminado de enviar para a redação do jornal uma boa quantidade de material sobre o protesto, ocorrido na Central do Brasil, mas depois decidiu voltar para a rua pois os distúrbios continuaram.

Peixoto viu então um jovem encapuzado colocando um rojão no chão, levantou sua câmera e captou o momento no qual o objeto atingiu a cabeça de Santiago.

“Quando vi a foto em minha máquina, senti que era outro carma muito pesado que vou levar por toda minha vida. É diferente de outras fotos de mortes que fiz em minha vida”, relatou Domingos.

O Rei da Espanha é o sexto prêmio que Domingos Peixoto recebe pela foto do impacto do fogo de artifício na cabeça do cinegrafista da “Bandeirantes”.

O júri destacou a habilidade do fotógrafo no exato momento da explosão do artefato que causou a morte de Santiago e, além disso, reconheceu o risco e a coragem dos jornalistas que em algumas ocasiões põem em perigo sua vida para realizar seu trabalho.

Domingos já havia recebido o prêmio Rei da Espanha em 2003, por uma foto intitulada “Retrato do desemprego”, também publicada no “O Globo”.

O prêmio, patrocinado pela empresa internacional de construção e concessões OHL, consiste em seis mil euros e uma escultura do artista Joaquín Vaquero Turcios.

Nesta 32ª edição do Rei da Espanha foram inscritos 20 trabalhos para concorrer ao prêmio de fotografia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.