Autoridade Palestina detém mais de 100 membros do Hamas

  • Por Agencia EFE
  • 03/07/2015 12h26

Ramala, 3 jul (EFE).- A Autoridade Nacional Palestina (ANP), que governa na Cisjordânia, deteve cerca de 100 membros do movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza, confirmaram fontes oficiais palestinas.

Trata-se da maior batida contra o Hamas dos últimos anos, segundo membros dessa facção.

As detenções ocorreram desde a noite de quinta-feira e o Hamas divulgou hoje um lista com 108 membros que foram detidos, muitos deles líderes locais, nas áreas de Jenin, Qalqilia, Tulkarem, Salfit, Belém, Hebron e Nablus, informaram meios de comunicação locais.

“A Autoridade Palestina não permitirá ao Hamas interromper a segurança na Cisjordânia”, declarou à Agência Efe em Ramala o porta-voz das forças de segurança palestinas, general Adnan Dumairi, enquanto a ANP negou que trate-se de detenções políticos.

Dezenas de simpatizantes do Hamas se concentraram nesta tarde na Mesquita de al-Aqsa de Jerusalém em protesto pelas detenções, informou a associação de jovens jornalistas palestinos Ilia.

As detenções ocorrem depois que na quarta-feira o serviço secreto interior israelense, Shin Bet, anunciou o desmantelamento de uma suposta rede do Hamas na zona de Nablus, o norte da Cisjordânia, que estaria tentando organizar atentados nesse território.

Em uma operação conjunta do Exército, os serviços de inteligência e a polícia israelenses realizada nos últimos meses, foram detidos 40 suspeitos, que foram acusados de pertencer a uma célula do Hamas ativa em Nablus, que era financiada, em parte, com ouro introduzido ilegalmente desde Jordânia à Cisjordânia.

Os interrogatórios aos detidos levaram a crer que o Hamas “pretendia renovar suas atividades na Cisjordânia, incluídos os atentados, através de uma base em Nablus”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.