Autoridades apreendem 127 kg de cocaína em navio-escola da Marinha espanhola

  • Por Agencia EFE
  • 06/08/2014 17h23
  • BlueSky

Madri, 6 ago (EFE).- A Guarda Civil espanhola apreendeu 127 quilos de cocaína em uma embarcação da Marinha do país, o navio-escola Juan Sebastián Elcano, por conta de uma investigação na qual foram detidos no mês passado dois marinheiros espanhóis e um equatoriano, informaram as autoridades.

As fontes detalharam que a operação, desenvolvida conjuntamente com a Marinha espanhola e as autoridades americanas, começou há vários meses com a detenção em Nova York de duas pessoas de origem colombiana e a apreensão de 20 quilos de cocaína.

Dois agentes da Guarda Civil se deslocaram então para Nova York para coordenar todas as investigações com as autoridades norte-americanas.

Com as investigações, foi possível reconstruir com todos os detalhes a rota seguida pela droga e o “modus operandi” dos marinheiros envolvidos que conseguiram passar pelos controles frequentes.

Aproveitando a escala de vários dias que o navio-escola fez em Cartagena das Índias, vários marinheiros da embarcação foram captados por narcotraficantes para transportar droga entre essa cidade colombiana e Nova York em troca de dinheiro.

A droga (entre cinco e dez quilos por pessoa) estava dividida e escondida nas roupas dos marinheiros, que a introduziam deste modo na embarcação e escondiam entre os pertences pessoais.

A droga foi descarregada e entregue em Nova York a outros narcotraficantes colombianos que pagaram pelo serviço, segundo as fontes.

Em meados de maio, uma vez que a embarcação atracou no porto de Nova York, foram detidos os narcotraficantes colombianos que receberam a droga.

Com toda a informação obtida, foram identificados os marinheiros supostamente envolvidos para evitar mais entregas da droga nas seguintes escalas, à espera da chegada ao território espanhol.

Em 12 de julho, uma vez que a embarcação entrou em águas da cidade espanhola de Bueu, as autoridades detiveram os três marinheiros envolvidos, que foram acusados de supostos autores de tráfico de drogas.

Posteriormente, em 2 de agosto, as autoridades apreenderam 127 quilos de cocaína no Juan Sebastián Elcano que estavam ocultos em um depósito do navio-escola, entre as velas de reserva da embarcação.

A investigação segue aberta para revelar todos os detalhes dos fatos. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.