Autoridades da Nicarágua pedem calma após tremores no oeste país

  • Por Agencia EFE
  • 23/08/2015 21h21
  • BlueSky

Manágua, 23 ago (EFE).- O Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter) pediu calma neste domingo perante a “atividade sísmica tectônica” registrada no oeste do país, depois que foram detectados nas últimas horas 39 movimentos telúricos de magnitudes entre 1,4 e 4 na escala Richter.

“É uma atividade sísmica tectônica causada por movimentos das falhas, mas perto do vulcão (San Cristóbal), e às vezes esse tipo de atividade é prévia a uma erupção”, disse em entrevista coletiva o assessor científico do Ineter, Wilfrid Strauch.

O San Cristóbal, com uma altura de 1.745 metros sobre o nível do mar, se encontra no departamento (província) de Chinandega (noroeste), onde a população sentiu alguns dos tremores, embora não haja informações sobre danos e vítimas.

O vulcão está situado no “cordão de fogo” do Pacífico e na chamada “cordilheira dos vulcões” da Nicarágua, constituída por 13 cones ativos no litoral Pacífico do país centro-americano.

“Nestas últimas horas, os tremores diminuíram, no entanto não está descartada a continuidade da atividade sísmica”, expressou o cientista.

Por sua vez, o codiretor do Sistema Nacional para a Prevenção, Mitigação e Atenção de Desastres (Sinapred), Guillermo González, indicou que foram organizadas comissões que se transferiram ao terreno na busca de incidências, mas não há reporte das mesmas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo