Autoridades da Nicarágua pedem calma após tremores no oeste país

  • Por Agencia EFE
  • 23/08/2015 21h21

Manágua, 23 ago (EFE).- O Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter) pediu calma neste domingo perante a “atividade sísmica tectônica” registrada no oeste do país, depois que foram detectados nas últimas horas 39 movimentos telúricos de magnitudes entre 1,4 e 4 na escala Richter.

“É uma atividade sísmica tectônica causada por movimentos das falhas, mas perto do vulcão (San Cristóbal), e às vezes esse tipo de atividade é prévia a uma erupção”, disse em entrevista coletiva o assessor científico do Ineter, Wilfrid Strauch.

O San Cristóbal, com uma altura de 1.745 metros sobre o nível do mar, se encontra no departamento (província) de Chinandega (noroeste), onde a população sentiu alguns dos tremores, embora não haja informações sobre danos e vítimas.

O vulcão está situado no “cordão de fogo” do Pacífico e na chamada “cordilheira dos vulcões” da Nicarágua, constituída por 13 cones ativos no litoral Pacífico do país centro-americano.

“Nestas últimas horas, os tremores diminuíram, no entanto não está descartada a continuidade da atividade sísmica”, expressou o cientista.

Por sua vez, o codiretor do Sistema Nacional para a Prevenção, Mitigação e Atenção de Desastres (Sinapred), Guillermo González, indicou que foram organizadas comissões que se transferiram ao terreno na busca de incidências, mas não há reporte das mesmas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.