Autoridades do Japão alertam do risco de nova erupção no vulcão Shindake

  • Por Agencia EFE
  • 01/06/2015 03h24

Tóquio, 1 jun (EFE).- A Agência Meteorológica do Japão advertiu nesta segunda-feira do risco de acontecer uma erupção de grande magnitude no vulcão Shindake, cuja atividade causou na sexta-feira passada a evacuação dos 137 moradores da ilha de Kuchinoerabu (sudoeste).

O órgão estatal alertou sobre esta possibilidade após registrar tremores subterrâneos na área da ilha durante a madrugada de hoje, o que indica que continua a atividade vulcânica, segundo informou em seu site.

Por isso, os especialistas fixaram o alerta no Shindake no nível 5, o máximo em sua escala e que ajuda a manter a recomendação de evacuação da ilha, embora também tenham assinalado que a intensidade da atividade vulcânica tenha diminuído.

A primeira explosão do Shindake foi registrada na manhã da sexta-feira e imediatamente se ativou o nível máximo de alerta em caso de erupção e recomendou a evacuação da ilha, situada a cerca de mil quilômetros ao sul de Tóquio.

Após a erupção, a imprensa japonesa mostrou imagens de uma enorme nuvem de cinza negra que chegou a atingir 9.000 metros de altura.

Os especialistas acham que a erupção foi causada pela interação entre o magma e a água dos aquíferos subterrâneos, e já que ainda existe uma grande quantidade de lava acumulada sob o Shindake, preveem que continue a atividade vulcânica e aconteçam novas erupções. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.