Autoridades gregas encontram dois refugiados mortos; 5 estão desaparecido

  • Por Agencia EFE
  • 24/08/2015 08h58

Atenas, 24 ago (EFE).- Dois refugiados foram encontrados mortos nesta segunda-feira na zona marítima de Lesbos, uma das ilhas gregas do mar Egeu, e outros cinco estão desaparecidos depois que um bote inflável afundou ao tentar chegar à costa.

Até o momento, a Guarda Costeira, que realizou uma operação de 12 horas na qual participou um helicóptero, conseguiu resgatar oito dos imigrantes ilegais que estavam a bordo da embarcação e que foram levados até a costa para identificação.

Segundo os testemunhos dos sobreviventes citados pela imprensa local, no bote viajavam cerca de 15 pessoas.

Também procedente da ilha de Lesbos chegou hoje ao porto do Pireo, em Atenas, a embarcação “Eleftheros Venizelos”, que transportava 2,5 mil refugiados sírios, em uma de suas rotas entre as ilhas do mar Egeu, transbordadas pelas chegadas, e a península helena.

A maioria dos recém-chegados, segundo informa a televisão pública “ERT”, serão transferidos de ônibus até as estações de metrô, onde se prevê que vão até a estação central de trens de Atenas para partir com destino à fronteira com a Macedônia.

Já ontem desembarcaram na capital grega, segundo números da Guarda Costeira, 2.446 pessoas: 628 procedentes de Kos, 75 de Kalimnos, 967 de Leros e 796 de Samos, todas elas ilhas do Egeu oriental.

As ilhas gregas do Egeu estão transbordadas há semanas pelas centenas de pessoas que recebem diariamente devido a sua proximidade com a costa da Turquia.

O objetivo destas pessoas, a maioria delas refugiados sírios, é chegar até o centro e norte da Europa.

Assim, na Macedônia continuam entrando também milhares de refugiados através da fronteira com a Grécia depois que acalmou o ambiente de tensão que vivido nos últimos dias na estação de trem de Gevgelija.

Segundo dados divulgados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) neste ano chegaram à Grécia 160 mil imigrantes e refugiados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.