Autoridades iraquianas executam 11 pessoas condenadas por terrorismo
Bagdá, 23 jan (EFE).- As autoridades do Iraque executaram nesta quinta-feira 11 pessoas, todas de nacionalidade iraquiana, condenadas por diferentes casos de terrorismo, anunciou o Ministério da Justiça em comunicado.
Com as vítimas de hoje sobe para 37 o número de condenados que foram executados ao longo desta semana no Iraque.
Na terça-feira passada, o Ministério da Justiça anunciou que havia aplicado a pena capital a 26 pessoas condenadas por terrorismo, o primeiro grupo executado em 2014.
Os 37 condenados eram iraquianos e entre eles está Adel al Mashadani, conhecido por “seus crimes sectários em Bagdá”, segundo as autoridades.
As novas execuções aconteceram apesar da oposição das organizações locais e internacionais de direitos humanos, que criticaram a aplicação da pena de morte.
O ministro iraquiano de Justiça, Hassan al Shamri, respondeu recentemente a essas críticas e disse que as execuções são “legítimas” e resultado de decisões judiciais definitivas.
O Iraque executou dezenas de pessoas sentenciadas por crimes de terrorismo no ano passado, das quais 42 morreram nos dias 9 e 10 de outubro, sob procedimentos judiciais que “poderiam ser ilegais”, segundo denunciou o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.