Autoridades mexicanas estabelecem “blindagem” de estados vizinhos a Michoacán

  • Por Agencia EFE
  • 21/01/2014 00h46

México, 20 jan (EFE).- As autoridades federais do México e vários governadores concordaram nesta segunda-feira em estabelecer uma “blindagem” nas regiões do centro e do oeste do país devido a um potencial transbordamento da violência no estado de Michoacán, informou uma fonte oficial.

No encontro, liderado pelo ministro de governo (Interior), Miguel Ángel Osorio, “foram feitos acordos para realizar ações conjuntas de prevenção e proteção para a população dessas entidades federativas” diante dos efeitos que podem ser gerados pelas ações de segurança em Michoacán, indicou a instituição.

Assistiram à reunião os titulares das secretarias (Ministérios) de Defesa, Salvador Cienfuegos, e da Marinha, Vidal Francisco Soberón, assim como o procurador-geral, Jesús Murillo, e o diretor do Centro de Pesquisa e Segurança Nacional (Cisen), Eugenio Ímaz, detalhou a fonte.

Os governadores presentes na reunião, realizada na sede da Secretaria de Governo, foram Mario Anguiano, de Colima; Ángel Aguirre, de Guerrero; Aristóteles Sandoval, de Jalisco; Eruviel Ávila, do estado do México; Miguel Márquez, de Guanajuato, e José Calzada, de Querétaro.

O governador de Hidalgo, Francisco Olvera, declarou a uma emissora de rádio que a onda de violência em Michoacán afeta todos os estados porque “gera um clima de incerteza” que põe em evidência às instituições públicas.

No entanto, Olvera esclareceu que ainda não pôde sentir a presença dos criminosos de Michoacán em seu estado, depois que o Governo Federal lançou na semana passada uma operação para restabelecer a ordem na região de Tierra Caliente, o que poderia causar a fuga de criminosos para os estados vizinhos.

Olvera fez suas declarações depois que grupos armados atacaram cinco lojas da rede Oxxo e incendiaram três delas, nos estados do México e Hidalgo (centro), deixando pelo menos dois feridos.

Por outro lado, o secretário-executivo do Sistema Nacional de Segurança Pública, Monte Alejandro Rubido, garantiu que ocorreram “avanços significativos” na operação em Michoacán, e detalhou que até agora há 46 presos somente nos 27 municípios da zona sul do estado onde operam as forças federais.

“Fomos muito bem recebidos pela sociedade em toda a região de Tierra Caliente”, afirmou.

Já o governador de Michoacán, Fausto Vallejo, informou que a partir desta terça-feira vai despachar da cidade de Apatzingán para atender de perto aos programas sociais e de investimentos para a Tierra Caliente, e anunciou Rubén Pérez Gallardo como comissário do governo estadual para os assuntos da região.

Apatzingán é considerada há anos o principal reduto do cartel dos “Cavaleiros Templários”, embora seu poder se estenda por toda a região de Tierra Caliente, onde em fevereiro de 2013 surgiram várias milícias de civis armados para lutar contra essa organização criminosa.

Além de produzir e traficar drogas para os Estados Unidos, os “templários” são acusados de crimes como extorsão, sequestro e homicídio.

Uma milícia de autodefesa surgiu em Michoacán para combater os “Cavaleiros Templários”. EFE

msc/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.