Autoridades paraguais queimam toneladas de maconha e cocaína apreendidas

  • Por Agencia EFE
  • 11/02/2015 12h11

Assunção, 11 fev (EFE).- Um total de 11 mil quilos de maconha e 280 quilos de cocaína confiscados em diversos procedimentos policiais foram incinerados nesta quarta-feira na cidade paraguaia de Villa Hayes (30km de Assunção), informou o Ministério Público em comunicado.

A droga tinha sido apreendida em vários procedimentos executados nos últimos meses, e foi queimada nas antigas instalações da empresa Aços do Paraguai (Acepar), a pedido da Unidade Especializada na Luta contra o Narcotráfico.

A incineração pretende evitar o “desaparecimento da droga apreendida que foi apresentada perante os tribunais como evidencia”, segundo disse o promotor Ysaac Ferreira, que ordenou a destruição das substâncias apreendidas.

A destruição das drogas ocorre duas semanas depois que 252 quilos de cocaína foram roubados de uma delegacia de polícia de Pedro Juan Caballero, cidade conhecida por ser refúgio de sicários brasileiros graças à falta de controle fronteiriço na zona.

O Paraguai é o principal produtor de maconha da América do Sul e o segundo em toda América, só atrás do México, segundo a Secretaria Antidrogas do Paraguai (Senad).

Nos milhares de hectares de plantações ilegais distribuídas pelo país são produzidas cerca de 30 mil toneladas de maconha por ano, sendo que a maior parte é distribuída para o Brasil, mas também para o Uruguai, Chile e Argentina, segundo a Senad. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.