Autoridades resgatam 20 dos 50 desaparecidos em naufrágio na Nicarágua
Manágua, 11 dez (EFE).- O número de pessoas resgatadas com vida após o naufrágio de uma embarcação no mar do Caribe, em frente ao litoral da Nicarágua, se elevou para 20 nas últimas horas, enquanto outras 30 continuam desaparecidas.
“O navio zarpou com 50 pessoas, há 20 resgatadas com vida e 30 desaparecidas”, disse nesta quinta-feira o chefe da Força Naval da Nicarágua, o contra-almirante Marvin Corrales, em entrevista coletiva.
Nas primeiras horas da manhã, as autoridades informaram do resgate de 13 pessoas, das quais nove foram achadas em Corn Island e quatro em Prinzapolka.
Os outros sete resgatados foram achados na comunidade litorânea de Kuanwatla.
O navio pesqueiro “White War Wing” naufragou entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça-feira, quando pescava a 46 milhas náuticas ao leste de Bilwi, confirmou uma fonte da direção geral dos Bombeiros da Região Autônoma Atlântico Norte (RAAN).
No momento do naufrágio estavam no barco 14 tripulantes, 18 mergulhadores e 18 assistentes, detalhou a Força Naval, que foi informada do acidente na manhã desta quinta-feira.
Os 20 resgatados apresentaram sintomas de desidratação, de acordo com a autoridade militar.
Corrales se negou a declarar mortos os 30 náufragos desaparecidos. “Temos a esperança de encontrá-los com vida, esta gente tem muita perícia no mar”, comentou.
A Força Naval espera que alguns náufragos apareçam em suas canoas de trabalho ou nadando nas comunidades litorâneas de Walpasiksa e Barra de Río Grande, ao sul de Bilwi, pelo movimento natural das ondas.
O exército da Nicarágua está utilizando cinco lanchas rápidas, duas embarcações da guarda-costeira e um avião para realizar trabalhos de busca, salvamento e resgate.
Outras quatro embarcações privadas que se encontravam trabalhando mar adentro se somaram aos trabalhos, informou Corrales. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.