Auxiliar de enfermagem espanhola internada ontem não tem ebola

  • Por Agencia EFE
  • 08/10/2014 11h53

Madri, 8 out (EFE).- Deu negativo o resultado do primeiro teste de ebola que fez ontem à noite uma auxiliar de enfermagem internada no Hospital Carlos III de Madri que estava em observação por apresentar “alguns décimos de febre”, informou nesta quarta-feira a subdiretora médica do Hospital La Paz, também em Madri, Yolanda Fuentes.

A profissional fazia parte da equipe que atendeu aos missionários espanhóis que morreram por ebola. Com ela são seis as pessoas que seguem isoladas desde que na segunda-feira foi informado o primeiro caso de contágio do vírus na Espanha, o da técnica de enfermagem Teresa Romero.

Teresa, de 44 anos, está sendo tratada com plasma de uma religiosa que se recuperou da doença. O marido dela permanecerá 21 dias em observação, embora não apresente sintomas da doença.

Quanto às outras duas profissionais de enfermagem que estão isoladas no hospital Carlos III, uma delas deu negativo no primeiro teste e a outra está aguardando para fazer o exame. Todos os pacientes se encontram internados e isolados no sexto andar da unidade. Da mesma maneira, as autoridades sanitárias estão vigiando 50 pessoas, após conhecer o primeiro caso de contágio de ebola na Espanha.

Ainda que estivesse dentro do hospital, Teresa Romero afirmou que soube que estava com o vírus através do site do jornal “El País”. Por telefone, ela contou hoje a um programa matinal da emissora “Cuatro” da Espanha que ninguém no hospital a comunicou do resultado do exame e que, ao desconfiar das respostas do médico, resolveu e ler o jornal e descobriu que seu resultado lá.

“Eu perguntei ao médico pelo meu resultado, mas ele não quis dizer e eu suspeitei. Ninguém disse nada para mim. Descobri através das notícias que vi no celular”, relatou Teresa ao programa, afirmado que se sente bem e com ânimo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.