Avanço do EI faz mais de 70 mil curdos da Síria fugirem para a Turquia.

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h22
  • BlueSky

|Genebra, 21 set (EFE).- Cerca de 70 mil curdos da Síria que fugiam do avanço dos jihadistas do Estado Islâmico (EI) em seu país entraram em território turco nas últimas 24 horas, anunciou neste domingo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

“O Acnur reforça suas ações para ajudar o governo turco a acolher cerca de 70 mil sírios que chegaram à Turquia nas últimas 24 horas”, a maioria mulheres, crianças e idosos, indicou a organização em comunicado.

A ONU e Ancara se preparam para “a possibilidade de que centenas de milhares de novos refugiados cheguem nos próximos dias” por causa dos combates entorno da cidade curda de Kobani, no norte da Síria.

“Felicito ao governo turco por sua resposta de oferecer refúgio e ajuda a estas povoações que foram obrigadas a abandonar seus lares por medo de perder a vida”, disse António Guterres, alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, na nota.

Até há poucas semanas, a cidade de Kobani vivia em relativa calma e inclusive acolhia cerca de 200 mil deslocados internos de outras partes do país, mas o avanço nos últimos dias do EI, que atualmente mantém sitiada a cidade, obrigou milhares de curdos a abandoná-la.

O governo da Turquia está construindo dois campos de refugiados para acolher aqueles que não encontraram refúgio em casa de seus familiares locais. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.