Aviação americana bombardeia posições jihadistas na barragem de Mossul

  • Por Agencia EFE
  • 16/08/2014 04h42

Bagdá, 16 ago (EFE).- Caças-bombardeiros americanos lançaram uma das maiores ofensivas aéreas até o momento sobre posições do Estado Islâmico (EI) perto da barragem de Mossul e arredores, informou neste sábado a televisão curda “Rudaw”.

Os bombardeios começaram após a meia-noite, e se centraram em quatro aéreas perto da barragem, controlada pelo EI, assim como na passagem de Rabia e as localidades de Mahmudia, Telskuf, Zumar e Tilkef.

Segundo um “peshmerga” (soldado curdo) que presenciou os ataques, citado pela Rudaw, foram os bombardeios mais intensos realizados pelos Estados Unidos desde que, há uma semana, começaram a lançar ataques seletivos na região após o avanço do EI no norte do país e a tomada de várias cidades pelos jihadistas.

Enquanto, um repórter da emissora garantiu ter visto como os caças dos EUA destroçavam um posto de gasolina utilizada para reabastecer seus veículos pelos jihadistas, que abandonaram seus postos na região.

Os ataques continuam nestes momentos a expectativa é que os “peshmergas” lancem um ataque terrestre para retomar as áreas perdidas para o EI no último mês, entre elas a cidade de Sinjar, habitada principalmente pela minoria yazidi.

O Pentágono anunciou que suas forças bombardearam posições do EI após receber informações que eles estavam atacando a população civil na aldeia de Kawju.

O Comando Central informou em comunicado, após serem notificados sobre os ataques aos civis nesse município, ao sul da cidade de Sinjar, a aviação identificou e seguiu um veículo armado do EI.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.