Aviação leal a general sublevado bombardeia oito alvos na Líbia

  • Por Agencia EFE
  • 05/12/2014 11h29

Trípoli, 5 dez (EFE).- Forças supostamente leais ao general reformado Jalifa Hafter, que se revoltou contra o governo de Trípoli, lançaram nesta sexta-feira oito ataques aéreos no oeste da Líbia, disseram à Agência Efe fontes policiais.

O ataque mais grave foi contra o posto fronteiriço de Ras Yadir, que deixou um agente de fronteiras morto e cinco feridos, dois deles em estado grave.

No entanto, como os projéteis caíram a um quilômetro da passagem fronteiriça, o trânsito não foi interrompido em nenhum momento no local, que é o mais movimentado entre a Líbia e a Tunísia. A passagem é fechada frequentemente pelas autoridades tunisianas em função da instabilidade na Líbia.

Os aviões leais a Hafter atacaram também a Faculdade de Ciências de Garian, ação que não deixou vítimas. O ataque provavelmente tinha como alvo um quartel militar próximo, acrescentaram as fontes.

Os demais ataques ocorreram no Aeroporto de Maatiqa, único em operação atualmente na região de Trípoli, as cidades de Sabrata e Zuwera e outros três alvos não especificados.

O general reformado Hafter, que pegou em armas contra o governo de Trípoli, lançou primeiro uma dura ofensiva contra as milícias islamitas de Benghazi (segunda maior cidade do país), e nas últimas semanas parece decidido a levar seus ataques contra o oeste da Líbia.

Os ataques de Hafter, considerado o principal adversário das milícias islamitas, não conseguiu reunir o apoio político e militar que ele esperava, e contribuíram para aumentar o caos que o país vive neste ano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.