Aviação síria bombardeia áreas de cidade histórica de Palmira, tomada pelo EI
Beirute, 21 mai (EFE).- A aviação da Síria lançou nesta quinta-feira vários ataques contra diferentes áreas da cidade histórica de Palmira, no centro da Síria, depois que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) tomou seu controle, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
A ONG não detalhou se estes bombardeios causaram baixas ou danos materiais na região.
Desde que os extremistas tomaram totalmente a cidade após a retirada das forças governamentais, que ajudaram na evacuação dos civis, não se sabe qual é a situação no seu interior e em sua parte antiga, localizada na periferia sudoeste.
Pelo menos 462 pessoas morreram durante a semana que durou a ofensiva do EI contra Palmira e outras regiões do leste da província central síria de Homs.
Após esta conquista, os jihadistas já controlam mais de 50% do território sírio, o que equivale a uma superfície de 95.000 quilômetros quadrados.
As autoridades das antiguidades sírias qualificaram ontem de desastre a entrada do EI nas ruínas de Palmira, embora previamente tenham conseguido tirar uma centena de estátuas que foram levadas para lugares seguros.
Situada em um oásis, Palmira foi nos séculos I e II d.C. um dos centros culturais mais importantes do mundo antigo e ponto de encontro das caravanas na Rota da Seda, que atravessavam o árido deserto do centro da Síria.
Antes do início do confronto no país, em março de 2011, suas ruínas eram uma das principais atrações turísticas do Estado árabe e da região. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.