Avião é esvaziado em Nova York, mas alarme de bomba é falso

  • Por Agencia EFE
  • 30/11/2014 19h50

Nova York, 30 nov (EFE). – O avião que vinha de Barcelona e aterrissou no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, foi esvaziado como procedimento padrão, porém a ameaça de bomba a bordo na tarde deste domingo era falsa.

O voo 67 da American Airlines aterrissou às 12h07 no horário local (15h07 em Brasília) e foi desviado a uma área afastada do aeroporto, onde já era esperado por várias equipes de emergências. O alarme foi dado em resposta a um aviso de bomba recebido pela polícia através de uma ligação telefônica, conforme explicou à Agência Efe Joseph Pentangelo, porta-voz da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, entidade que administra, entre outras infraestruturas de transporte, o aeroporto.

Ao todo, 212 pessoas foram retiradas do avião e agentes da polícia da Autoridade Portuária se encarregaram de inspecionar a aeronave e sua carga, sem encontrar qualquer tipo de explosivo, explicou Pentangelo. O corpo de bombeiros de Nova York também enviou várias equipes para responder à possível ameaça e cerca de duas horas depois deu a situação por controlada, através de uma mensagem em sua conta no Twitter.

As operações no aeroporto voltaram à normalidade às 14h12 (17h12 em Brasília), disse Pentangelo à Agência Efe.

Teresa Dietrich, uma das passageiras relatou ao jornal “The New York Times” como, após aterrissar, a aeronave se afastou do terminal, em vez de se aproximar da zona de desembarque, e como os passageiros puderam ver os veículos de emergência que esperavam sua chegada.

“É um pouco estressante porque você não sabe exatamente o que está acontecendo”, disse a mulher que viajava com o marido.

No entanto, rapidamente a tripulação anunciou que esvaziaria a aeronave por precaução após ter recebido um aviso de bomba. Segundo a testemunha, a saída foi “bastante ordenada” e não havia pânico.

O domingo posterior a Ação de Graças é habitualmente um dos dias de mais atividade do ano nos aeroportos dos Estados Unidos, devido ao grande número de pessoas que se desloca para passar essa festa com suas famílias. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.