Avião militar britânico ajuda em busca por meninas nigerianas

  • Por Agencia EFE
  • 18/05/2014 10h35

Londres, 18 mai (EFE) – Um avião militar britânico partiu neste domingo de uma base inglesa rumo a Gana para se somar às tarefas de busca das meninas sequestradas em abril na Nigéria pelo grupo radical islâmico Boko Haram, informou o Ministério da Defesa.

Trata-se de um avião de reconhecimento Sentinel, que saiu da base da Real Força Aérea britânica (RAF) em Waddington, no nordeste da Inglaterra, rumo a Acra, onde colaborará nas tarefas de busca das mais de 200 meninas sequestradas.

O ministro da Defesa do Reino Unido, Philip Hammond, qualificou o sequestro de “reprovável” e expressou sua satisfação de que o Reino Unido possa emprestar seu colaboração para localizar as menores.

“O sequestro destas meninas é um ato reprovável que provocou a condenação internacional. Estou contente que as forças armadas britânicas possam apoiar a operação internacional de busca”, acrescentou Hammond.

O avião, com uma tripulação de cinco pessoas, pode voar por longos períodos de tempo e está equipado com um radar capaz de localizar alvos em movimento, segundo Defesa.

O ministro britânico de Relações Exteriores, William Hague, participou em Paris de uma reunião com líderes dos países da África Ocidental para coordenar estratégias na luta contra o terrorismo, em particular contra o Boko Haram.

Na reunião de Paris, presidida pelo presidente francês François Hollande, estiveram presentes líderes da Nigéria, Camarões, Chade, Níger e Benin, junto com representantes da França, o Reino Unido, Estados Unidos e da União Europeia (UE). 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.