Avião militar ucraniano é alvo de disparos ao sobrevoar cidade de Slaviansk
Kiev, 22 abr (EFE).- Um avião da Força Aérea da Ucrânia foi alvo de disparos nesta terça-feira quando sobrevoava a cidade de Slaviansk, um dos redutos da revolta pró-Rússia e contra o governo de Kiev na região de Donetsk, informou o Ministério da Defesa do país.
“Desconhecidos dispararam com armas de fogo contra um An-30 da Força Aérea que realizava um voo de reconhecimento”, denunciou o ministério em um comunicado divulgado pela agência “UNIAN”.
Várias balas atingiram a aeronave, mas nenhum tripulante ficou ferido. O avião retornou a sua base em Kiev sem maiores contratempos, segundo o governo.
Os aviões An-30 são utilizados habitualmente com fins de mapeamento.
O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que está em visita à Ucrânia, pediu hoje à Rússia que atue para persuadir os “separatistas” a depor as armas e desocupar os prédios públicos que tomaram em várias cidades do leste do país.
Pouco após a divulgação do comunicado, o presidente interino da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, ordenou a reativação da operação antiterrorista contra as milícias pró-Rússia.
“Exijo das forças de segurança o reatamento e o início de ações antiterroristas eficazes direcionadas a proteger dos terroristas os cidadãos ucranianos que vivem no leste da Ucrânia”, pediu Turchinov.
Os últimos eventos significam uma ruptura dos acordos para estabilizar a situação na Ucrânia assinados no dia 17 em Genebra pelos Estados Unidos, Rússia, Ucrânia e a União Europeia, que tanto russos como ucranianos se acusaram de violar.
O autoproclamado prefeito de Slaviansk, Viacheslav Ponomariov, rejeitou ontem os acordos e assegurou que estava à espera de que o presidente russo, Vladimir Putin, envie “forças de paz” para a região. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.