Avião pousa no aeroporto de Áden, no Iêmen, após meses de combates

  • Por Agencia EFE
  • 22/07/2015 10h46

Sana, 22 jul (EFE).- Um avião militar da Arábia Saudita aterrissou nesta quarta-feira no aeroporto internacional de Áden, que não operava há quatro meses por causa dos combates entre os rebeldes houthis e as forças pró-governo, informou uma fonte do aeroporto à Agência Efe.

Viajavam a bordo do avião Hércules C-130 de carga militares e civis iemenitas, vindos da Arábia Saudita, onde está exilado o governo do presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi.

No voo também viajaram responsáveis militares sauditas, assim como ajuda médica e militar, detalhou a fonte.

A aeronave foi recebida em Áden pelo governador da província, Nayef Al Bakri, além de altos cargos militares que estão na área, atualmente sob controle das tropas de Hadi.

Já fontes da “resistência popular”, forças que lutam ao lado do governo, informaram à Efe que a aeronave transportava provisões militares para seus combatentes.

Esta é a primeira vez que o aeroporto de Áden volta a operar desde 25 de março, quando os houthis e suas forças aliadas tomaram o controle destas instalações, após atacarem a cidade.

O aeroporto foi reabilitado rapidamente depois de o governo iemenita recuperar na semana passada o controle da cidade.

A reforma do aeroporto aconteceu com o apoio técnico dos Emirados Árabes Unidos, que enviaram uma torre de controle provisória para que o aeroporto retomasse suas atividades.

Ontem mesmo, o porto de Áden recebeu o primeiro navio de ajuda humanitária desde o final de março.

Na sexta-feira, uma delegação do governo iemenita no exílio chegou à cidade portuária com o objetivo de restabelecer a sede do Executivo quando a situação de segurança permitir.

O presidente Hadi e seu gabinete fugiram para a Arábia Saudita em meados de março por causa do avanço dos rebeldes xiitas em Áden, que já haviam tomado o controle da capital , Sana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.