Aviões militares israelenses simulam ataques no sul do Líbano

  • Por Agencia EFE
  • 29/01/2015 11h32

Beirute, 29 jan (EFE).- Aviões militares israelenses efetuam nesta quinta-feira ataques fictícios, a meia altitude, sobre zonas do sul do Líbano, após os ataques recíprocos registrados na véspera entre Israel e o grupo xiita Hezbollah, informou a agência oficial libanesa ANN.

Esta simulação de ataques começou às 10h20 local (6h20, em Brasília) nas zonas de Nabatiyeh, Iqlim el Tuffah, Maryeyun, Jiam e Arbuk, acrescentou a fonte.

Em Nabatiyeh também sobrevoam aviões de espionagem israelenses, enquanto aeronaves de reconhecimento fazem o mesmo nas regiões de Hasbaya (sul), na parte ocidental do Bekaa e em Rachaya.

Ontem, o Hezbollah atacou um comboio militar israelense matando dois soldados e ferindo outros sete, enquanto os bombardeios israelenses de represália custaram a vida de um militar espanhol das forças da ONU (Finul).

Fontes militares disseram à Agência Efe que esperam que a situação fique “empatada”, mas que é necessário estar em alerta perante uma eventual escalada da violência.

O ataque do Hezbollah foi como vingança pela morte de seis de seus combatentes em um bombardeio israelense em 18 de janeiro em uma zona da Síria fronteiriça com as Colinas de Golã, ocupadas por Israel.

O jornal “Daily Star”, citando fontes ligadas ao primeiro-ministro libanês, Tamam Salam, disse que este recebeu garantias de responsáveis ocidentais e regionais que esta crise não conduzirá a uma guerra.

Israel e o Hezbollah livraram uma guerra no verão de 2006, que em 33 dias terminou com 1,2 mil mortos do lado libanês, e 164 israelenses.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.