Bachelet atribui queda de apoio à falta de informação

  • Por Agencia EFE
  • 23/08/2015 20h00
  • BlueSky

Santiago do Chile, 23 ago (EFE).- A presidente do Chile, Michelle Bachelet, afirmou neste domingo que a queda do nível de respaldo cidadão e de apoio às reformas feitas pelo seu governo se devem a uma falta de “informação mais diversificada”.

“No âmbito da participação e no acesso das pessoas a informações distintas (…) tivemos um problema. Há pouca possibilidade para as pessoas de terem informações mais diversa”, disse a governante em entrevista a uma rádio chilena.

A presidente comentou que a coalizão governista Nova Maioria carece de um jornal e lembrou que apesar de contar com um canal de televisão nacional, este não é do governo.

“Sinto que houve uma dificuldade no mundo da política para poder ter meios próprios onde possam ser distribuídas informações”, explicou Bachelet.

A seu parecer, esta situação influenciou tanto em sua “avaliação pessoal” como na maneira em que as “pessoas estão olhando os projetos que estamos levando adiante”.

O respaldo cidadão ao governo de Bachelet atravessa, há meses, um de seus piores momentos, pois segundo mostram as enquetes, os níveis de desaprovação do governo see situam ao redor de 65%, um problema que também se estende ao parlamento e aos partidos políticos.

Além disso, a presidente manifestou sua perplexidade perante a falta de apoio que estão recebendo algumas reformas “que, de verdade, vão ser benéficas para a grande maioria das pessoas”.

Para solucionar este déficit de informação, Bachelet propôs uma melhora da comunicação e o fomento do volume de informação sobre as atividades do governo que chega aos cidadãos.

“É preciso chegar às pessoas com informação, para que saibam que têm direito que serão benéficos a eles, seus filhos, e por outro lado, que as coisas nem sempre são como contam”, apontou. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.