Bachelet pede cessar-fogo e uma solução política a Israel e Hamas
Pretória, 8 ago (EFE).- A presidente chilena, Michelle Bachelet, fez hoje um apelo a um cessar-fogo entre Israel e o movimento islamita Hamas, a quem pediu também uma solução política para o conflito que se vive na Faixa de Gaza.
Em entrevista coletiva realizada em Pretória com seu colega sul-africano, Jacob Zuma, a líder sul-americana justificou sua recente decisão de chamar para consultas o embaixador israelense em Santiago na necessidade de fazer todo o possível para pressionar as partes rumo a uma saída negociada para a crise.
“O que está acontecendo em Gaza é uma tragédia. E penso que já basta e temos que, tanto o país e a comunidade internacional, fazer todo o possível para parar esta situação trágica”, explicou a presidente, que iniciou hoje em Pretória uma viagem pela África que lhe levará também a Moçambique e Angola.
Bachelet – que falou aos meios de imprensa depois de se reunir com Zuma – afirmou que o Chile levantou sua voz desde sua posição temporária no Conselho de Segurança na ONU para avançar rumo a uma “paz negociada”.
A presidente chilena deu como exemplo das possibilidades de paz a boa convivência no Chile entre as comunidades judaica e palestina – que, segundo lembrou – é a maior fora do Oriente Médio.
“É um exemplo que podemos viver juntos”, disse a chefe de Estado chilena, destacando a importância do multilateralismo e do diálogo para solucionar esse tipo de problemas.
Na mesma linha se expressou Zuma, que reiterou a aposta da África do Sul em um cessar-fogo imediato em Gaza e uma negociação que desemboque na criação de um Estado palestino na região. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.