Bachelet viaja à Argentina em primeira visita oficial de segundo mandato
Santiago do Chile, 11 mai (EFE).- A presidente do Chile, Michelle Bachelet, viajou neste domingo para Buenos Aires para a primeira visita oficial de seu segundo mandato, para aprofundar as relações bilaterais com a Argentina.
Na capital argentina, Bachelet se reunirá com a presidente Cristina Kirchner e com autoridades do legislativo e do poder judiciário, entre outras atividades, e deve voltar a Santiago na noite de segunda-feira.
A viagem estava prevista inicialmente para os dias 14, 15 e 16 de abril e o programa original incluía também uma visita ao Uruguai, mas o incêndio que em Valparaíso que fez 15 mortos e destruiu vários bairros a obrigou a mudar a agenda.
Bachelet entregou o comando do executivo ao ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, que a substituirá como vice-presidente da República durante sua ausência, em um breve ato realizado no aeroporto internacional de Santiago.
A comitiva chilena inclui o ministro das Relações Exteriores, Heraldo Muñoz, a presidente do Senado, Isabel Allende, e o titular da Corte Suprema de Justiça, Sergio Muñoz.
O chanceler Muñoz, ao ressaltar a importância da viagem, disse há poucos dias que mostra a prioridade que a Argentina tem para o Chile “em todos os sentidos”, na integração física, nas relações econômicas e “na densidade” dos vínculos bilaterais.
Em seu primeiro mandato (2006-2010), a presidente socialista do Chile também fez sua primeira visita oficial à Argentina.
Na agenda de Bachelet está prevista uma visita oficial aos Estados Unidos em junho, onde se reunirá com o presidente Barack Obama, em um encontro que terá como prioridade o Acordo de Associação Transpacífico, que conta com a participação de 12 países.
As negociações deveram ter acabado ano passado, mas foram prolongadas devido a desacordos sobre assuntos como patentes e marcas, propriedade intelectual e acesso a conteúdos da internet. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.