Bagdá diz controlar cidade natal de Saddam Hussein, mas rebeldes o negam

  • Por Agencia EFE
  • 04/07/2014 11h55
  • BlueSky

Bagdá, 4 jul (EFE).- O governo iraquiano assegurou nesta sexta-feira que o Exército tomou Al-Awja, povoado natal do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein (executado em 2006), mas os insurgentes sunitas negam ter perdido seu controle.

Um porta-voz do Ministério do Interior iraquiano informou à Efe que esta cidade localizada a 13 quilômetros ao sul de Tikrit, capital da província de Saladino, “se encontra desde ontem sob o controle das forças iraquianas”.

A fonte oficial, que pediu o anonimato, acrescentou que após essa operação as tropas começaram os preparativos para recuperar Tikrit.

Enquanto isso, o ativista sunita em Saladino Nauaman Jassim disse à Efe que o povoado localizad na margem oeste do rio Tigre está ainda dominada pelos insurgentes.

Jassim explicou que um batalhão do Exército procedente da cidade de Samarra tentou entrar em Al-Awja mas foi repelido pelos insurgentes, que mataram “todos os soldados que participavam deste ataque”.

As forças governamentais entraram na cidade próxima de Al Auinat, que segundo o ativista nunca esteve nas mãos dos rebeldes.

Desde na semana passada, as tropas iraquianas centram suas operações em Saladino, com o principal objetivo de recuperar Tikrit.

O conflito iraquiano adquiriu uma nova dimensão no domingo passado com a proclamação por parte do radical Estado Islâmico de um califado que abrange desde a província síria de Aleppo ao iraquiano de Diyala.

Os jihadistas assumiram o controle ontem de uma vasta região da província síria de Deir ez Zor, na fronteira com o Iraque, após a retirada de brigadas rebeldes rivais, algumas das quais se uniram a suas fileiras. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.