Bahrein confirma participação em ataques na Síria ao lado países do Golfo

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h23
  • BlueSky

Manama, 23 set (EFE).- O Bahrein confirmou nesta terça-feira sua participação por meio de aviões de combate nos bombardeios contra alvos terroristas na Síria realizados pela coalizão internacional liderada pelos EUA.

Uma fonte militar citada pela agência bareinita de notícias “BNA” acrescentou que também participaram dos bombardeios países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) e forças aliadas e amigas.

O CCG é integrado pela Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Omã, Kuwait e Catar.

Os ataques fazem parte dos esforços de uma coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, para, segundo a fonte, proteger a segurança regional e a paz mundial.

O porta-voz do Departamento de Defesa americano, o contra-almirante John Kirby, anunciou que seu país e “nações aliadas” tinham iniciado a ofensiva de ataques aéreos contra o grupo jihadista Estado Islâmico com uma combinação de caças, bombardeiros e mísseis Tomahawk.

Fontes oficiais citadas pelos jornais americanos “The Washington Post” e “The New York Times” disseram que cinco países árabes estão envolvidos na operação: Bahrein, Jordânia, Catar, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

As Forças Armadas jordanianas confirmaram hoje que lançaram nesta madrugada ataques aéreos contra posições de grupos terroristas.

Em comunicado divulgado pela agência oficial “Petra”, uma fonte do comando geral do exército revelou que a aviação jordaniana destruiu “vários alvos” extremistas.

Sem citar diretamente a Síria, a nota ressaltou que os bombardeios tiveram como objetivo “posições de grupos terroristas que são usados como plataformas para lançar operações contra território jordaniano”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.