Ban condena ataque a templo xiita no Paquistão e pede proteção para minorias

  • Por Agencia EFE
  • 13/02/2015 19h10

Nações Unidas, 13 fev (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou o ataque desta sexta-feira contra uma mesquita xiita no Paquistão, que deixou 19 mortos, e destacou a necessidade de as autoridades do país aumentarem a proteção das minorias religiosas e étnicas.

Em um comunicado feito por seu porta-voz, Ban Ki-moon disse estar “comovido” com os repetidos atentados contra a população civil em função de suas crenças religiosas no Paquistão e lembrou que o ataque desta sexta-feira aconteceu apenas duas semanas depois de outro templo xiita ter sido atacado, quando 60 pessoas morreram.

“Não há justificativa para estes crimes”, afirmou o diplomata, que ofereceu suas condolências ao governo paquistanês e pediu que as autoridades levem os responsáveis à justiça o mais rápido possível.

Este atentado expôs a necessidade de o governo paquistanês “redobrar os esforços para proteger as minorias religiosas e étnicas e para combater o terrorismo em todas suas formas”, declarou Ban.

Os atentados sectários, especialmente contra a minoria xiita, que representa 20% da população do país, aumentaram exponencialmente nos últimos anos, em meio à intensificação geral da violência terrorista, no final de 2012.

No ataque desta sexta-feira, três pessoas entraram no templo de Peshawar, lançaram granadas e atiraram indiscriminadamente contra uma centena fiéis que estavam reunidas para a oração, matando 19 pessoas e deixando outras 50 feridas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.