Ban descreve situação em Gaza como “catastrófica” e insiste em cessar-fogo
Amã, 23 jul (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, descreveu nesta quarta-feira na Jordânia a situação na Faixa de Gaza como “catastrófica” e insistiu em dar seu apoio à proposta egípcia para conseguir um cessar-fogo.
“A situação em Gaza é catastrófica já que a cada hora dos últimos 12 dias uma criança palestina foi assassinada. Isto é inaceitável e pedimos a todas as partes que atuem com sabedoria e trabalhem para a paz e a estabilidade na região”, disse Ban em entrevista coletiva junto ao ministro das Relações Exteriores jordaniano, Nasser Yudeh.
Ban reiterou seu apoio ao plano egípcio de cessar-fogo, que implica em uma cessação imediata das operações militares e nas posteriores conversas para resolver os problemas que levaram à atual situação de conflito.
O secretário-geral também pediu que a comunidade internacional doe US$ 70 milhões para fazer frente às necessidades humanitárias na Faixa como consequência da ofensiva israelense.
Na Jordânia, o secretário-geral da ONU se reuniu com o rei jordaniano, Abdullah II, que pediu o fim da “agressão israelense que ataca civis inocentes e aumenta o sofrimento do povo palestino”, segundo um comunicado da Casa Real. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.