Ban diz a Putin que eleições na Ucrânia são oportunidade para a paz
Nações Unidas, 20 mai (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, conversou nesta terça-feira sobre a crise ucraniana com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a quem disse que as eleições previstas para o próximo domingo, dia 25, são uma oportunidade para a Ucrânia alcançar a paz e a estabilidade.
Os dois líderes se reuniram em Xangai, na China), paralelamente à IV Conferência para a Interação e Construção de Medidas de Confiança na Ásia.
Segundo o porta-voz de secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric, Ban e Putin concordaram que “a crise só pode se resolver politicamente e com um diálogo político inclusivo”.
O diplomata coreano ressaltou que as próximas eleições presidenciais “são uma oportunidade para avançar rumo à paz e a estabilidade de longo prazo no país”.
Por enquanto, as regiões insurgentes pró-russas de Donetsk e Lugansk boicotaram a campanha eleitoral e parece ser improvável que Kiev consiga garantir a votação nessas províncias.
A Rússia, que acusa as atuais autoridades ucranianas de terem dado um golpe de Estado, qualificou as eleições de “um passo na boa direção”, mas não confirmou se reconhecerá o resultado do pleito.
O Conselho de Segurança da ONU deve analisar a situação na Ucrânia amanhã, quarta-feira, em reunião na qual repassará o último relatório sobre a situação dos direitos humanos no terreno elaborado por Nações Unidas e as perspectivas para o país após a eleição.
Ban e Putin também abordaram no encontro os últimos eventos na Síria e as possibilidades de uma solução política e de melhora da situação humanitária de milhões de refugiados e deslocados internos, disse o porta-voz do secretário-geral da ONU. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.