Ban diz que direitos humanos
Santa Cruz (Bolívia), 14 jun (EFE).- “Os países não podem conseguir o desenvolvimento sustentável enquanto conflitos são travados e se violam os direitos humanos”, afirmou neste sábado o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, na abertura da Cúpula do G77 + China.
Em seu discurso durante na sessão inaugural do fórum, que reúne este fim de semana na Bolívia governantes e representantes do grupo de países mais numerosos que existe no seio da ONU, Ban apelou para a importância de equilibrar “as necessidades da população e as do planeta”.
O principal responsável da ONU pronunciou estas palavras na presença, entre outros, de presidentes de regimes acusados de violações dos direitos humanos como o do Zimbábue, Robert Mugabe; Guiné Equatorial, Teodoro Obiang; e Cuba, Raúl Castro.
“Por isso, é fundamental que os membros do G77 se apoiem uns aos outros para que sempre se cumpra a Carta das Nações Unidas e a Declaração Universal dos Direitos Humanos”, prosseguiu Ban.
Ele ressaltou que agora que se trabalha em uma agenda universal de desenvolvimento sustentável que substitua os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio após 2015, “o vigor e liderança” deste bloco de países “são essenciais”. EFE
lcl/ma
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.